HISTÓRIA

A história do Grupo Marabá se confunde com a história de nossa região, seu fundador Ondumar Ferreira Borges (Ondumar Marabá), nascido na zona rural de Edéia-GO, onde passou sua infância, e aos quatorze anos vislumbrando a melhoria das condições de vida de sua família a qual ajudava a prover economicamente saiu da comunidade onde morava em busca de uma oportunidade de trabalho na zona urbana de sua cidade natal.  Sempre visionário logo destacou-se na empresa onde atuava, daí para empreender foi apenas mais um passo, foi então convidado para ser sócio do empreendimento onde iniciou a sua trajetória profissional com o sua natureza empreendedora e forma visionária de trabalhar e dedicar, vestindo a camisa com muito suor,

Com Deus no coração e uma bondade imensurável no seu jeito de ser, Ondumar sempre foi um referencial um homem, pai, amigo e profissional admirável para todos que o conheciam.

No dia 03 de março do ano de 2002 desembarcou com a família em Luís Eduardo Magalhães atendendo a um convite dos seus irmãos Mauro e Maurilio Ferreira Borges, que aqui já desenvolviam a grande paixão da vida de Ondumar, o comércio, onde atuaram juntos por mais de um ano. O senso empreendedor falou mais alto e ele percebeu que a maior parte dos seus clientes eram agricultores e chegavam até a borracharia com caixas e caixas de produtos, isto é, a cidade não tinha nenhum comercial atacadista de supermercado, como os recursos eram escassos ele buscou parceiros para fomentar o início do novo empreendimento.

Em 26 de maio de 2003 nasce para o mercado local o Comercial Marabá, primeira empresa especializada em comércio atacadista de LEM em supermercados, a partir de 2006 tivemos mais um grande avanço na atividade comercial, após migrar da esquina do Posto Porto Brasil para a atual sede no centro da cidade, dando-se assim, o início das atividades de comércio varejista. Pensando no engajamento familiar nos negócios deu oportunidade aos filhos Jader, Hernanee e Ondumar Junior de aprender sobre o negócio e fazer parte da gestão do mesmo.

Com visão de longo alcance ele percebeu que a região do Jardim Paraíso estava em franco desenvolvimento tendo lá a oportunidade de montar um outro supermercado, foi então que nasceu o Supermercado Supremo (Hoje no Marabá tododia) ano de 2008. A empresa passou por um período de amadurecimento e com uma maior experiência de seus gestores, como em toda organização moderna as múltiplas vitórias foram as vezes antecedidas e precedidas de algumas lições que geraram grande aprendizado. Ainda em 2008, com o amadurecimento natural dos filhos que já tinham segundo a sua visão as características necessárias para andar com suas próprias pernas nos negócios, seus filhos assumiram as empresas e deixaram que o Pai tivesse a oportunidade de realizar um dos seus maiores sonhos, onde se ingressou na vida pública em 2008 como vereador se reelegendo em 2012 com o dobro dos votos.

 

O reconhecimento deste crescimento veio logo no início de 2013 quando Marabá, foi convidado para assumir a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços prestando um grande serviço a sociedade luiseduardense, para isso ele deveria focar mais nas atividades da gestão pública e ficar ausente de suas atividades comerciais nos supermercados, com seus filhos preparados e com planos para expansão de suas lojas, ele iria fazer falta pois iriam sobrecarregar a todos, realizou o convite ao seu cunhado Gustavo Carias e sua família, com 47 anos, bacharel em direito e esteve no cargo de Gerente Sênior das agências Itaú de Goiânia – Goiás por 26 anos , para fazer parte do Grupo Marabá, sabendo de seu perfil de economista nato e com habilidade em reduzir custos e melhorar a eficiência produtiva ele tinha certeza que estava fazendo uma parceria histórica para seus negócios, parece que estava se preparando para sua partida e deixando as empresas organizadas para seguir adiante sem ele. Essa parceria do perfil economista e o perfil comercial que Marabá deixou no DNA de seus filhos colheu muitos frutos, conseguindo crescimentos de incríveis 600% em 3 anos, acompanhou com alegria o início desse processo, aconselhando e guiando o caminho á se trilhar, orgulhoso do que via acontecendo em seus negócios deixando em boas mãos com seus filhos e essa nova parceria que foi um encaixe perfeito, foi visionário e já criou o projeto do Marabá Atacarejo.

Suas ações prestadas na gestão pública tiveram início com a criação da FELEM (hoje EXPOLEM), a criação da feira de rua do bairro Mimoso II, dando oportunidade aos pequenos comerciantes da localidade de expor seus produtos, gerando emprego e renda para quase 150 famílias, e não parou por ai pois ele revitalizou a feira do bairro Jardim das Acácias e o mercado público municipal localizado no bairro Santa Cruz. Percebendo que tinha ações limitadas como vereador e secretário e vendo ainda que poderia fazer muito mais pela população, tomou a atitude de lançar-se como candidato a deputado estadual no ano de 2014 sendo o único e legítimo representante da nossa população na ALBA-Assembleia Legislativa da Bahia fez uma campanha brilhante percorrendo mais de 30 mil quilômetros nos quase noventa dias de campanha. Suas ideias de uma nova política encantaram todos os municípios que o receberam. A região oeste da Bahia era o foco principal de atuação e campanha e no dia 24 de setembro percebeu que sua agenda tinha compromissos em três de nossos municípios, sendo Correntina, Coribe e fecharia o dia em Santana, quis Deus que Ondumar Marabá, sua esposa Miriam Borges e seu amigo Pastor Adail Martins fossem ao seu encontro no dia 25 de setembro de 2014 num grave acidente automobilístico, infelizmente todos nós tivemos uma perda irreparável que deixou uma dor eterna em nossos corações.

Ele ainda teve tempo de plantar o sonho de fazer política em prol da sociedade em um de seus filhos. Ondumar Junior num ato de extrema coragem assumiu a candidatura para honrar o nome de seu Pai, e faltando menos de dez dias para as eleições, demonstrou DNA de vencedor e obteve nas urnas 22.622 votos, sendo destes mais de 16 mil votos em Luís Eduardo Magalhães, votação nunca antes alcançada por nenhum candidato para qualquer cargo eletivo.

Mesmo com a perda irreparável, a família continuou o legado político e principalmente empreendedor, dando seguimento a dois projetos idealizados por Ondumar Marabá o grupo inaugurou no dia 22 de janeiro de 2015 o Supermercado Universitário (Hoje Marabá Universitário), onde o sucesso foi absoluto.

Em 2016 foi concretizado o último projeto comercial que Ondumar Marabá já tinha idealizado, inaugurou no dia 16/04/2016 o Marabá Atacarejo, onde receberam mais de 5 mil pessoas superando as expectativas e colaborando bastante para a economia local, infelizmente Ondumar Marabá e sua esposa Miriam Borges não puderam ver de perto essa conclusão mas estariam contentes e aplaudindo emocionados em ver mais um sonho realizado, que era de ter uma loja organizada, padronizada e com custo baixo para vender ainda mais barato localizado no bairro Santa Cruz, região ainda não atendida por nenhuma empresa do grupo, consolidando-se cada vez mais como um dos principais geradores de emprego e renda não só de LEM, mas da região oeste de nosso estado.

 

No início do ano de 2017 final do mês de Janeiro, o Grupo Marabá adquiriu um supermercado que já existia na cidade, sendo ele o Mercabox Frutilar, fazendo com que o Grupo Marabá se tornasse mais forte ainda, tendo mais poder de compra, assim vendendo mais barato e conseguindo agradar mais a população de Luís Eduardo Magalhães.

No final do mês de julho de 2017 o Grupo Marabá, remodelou toda a loja do Jardim Paraíso que hoje se tornou Marabá tododia, trazendo mais conforto, mais qualidade e comodidade para a população do bairro, que merecia uma loja toda reformulada, com um diferencial que não encontravam na cidade, hoje sendo um grande sucesso, com o público satisfeito e levando para o bairro  o que os clientes sempre queriam ter por perto.

Com visão empreendedora, o Grupo Marabá vislumbrou uma região da cidade onde não conseguíamos atender melhor pela distância, pela cidade ser espalhada e muito extensa, os bairros se tornam independentes e precisam ser atendidos, chegando a conclusão que o Jardim das Acácias receberia também um Marabá Atacarejo, que já é um sucesso no bairro Santa Cruz, que cresce em vendas cada dia mais.

Hoje no dia 01/11/2017 temos o prazer, o orgulho e satisfação de apresentar a população o Marabá Atacarejo no Jardim das Acácias, trazendo o Grupo Marabá mais perto dessa região da cidade que cobrava nossa presença no bairro, com todo potencial de compra e trazendo economia para a população local com todo jeito Marabá de ser.

Ficamos feliz por receber tantas pessoas, tanto carinho e percebendo que ficou uma loja bem montada para atender da melhor forma possível nossos clientes, ‘’a previsão é de receber mais de 8000 clientes e amigos hoje no Grupo Marabá e pelo que vejo nossas expectativas já estão superando’’. Diz Hernanee Borges (Sócio e Gerente Comercial do Grupo Marabá).

Com o estilo visionário e empreendedor de ser e de expansão que Jader Marabá herdou de seu pai, nos lembrou que no início do ano de 2018 o Grupo Marabá irá chegar em barreiras com o primeiro Marabá Hipermercado, e o primeiro Hipermercado na cidade de Barreiras – Bahia, cidade vizinha a Luís Eduardo Magalhães, onde quer levar para Barreiras o jeito Marabá de ser, que tem mostrado um sucesso por onde passa, sempre gratos a Deus, os sócios com uma união admirável familiar, fizeram discursos emocionantes e motivadoras na cerimônia de inauguração, onde teve ali uma multidão presente prestigiando o evento.

Sendo hoje o Grupo Marabá o líder de vendas no ramo de supermercados da cidade de Luís Eduardo Magalhães – Bahia, agora com essa nova loja no Jardim das Acácias, o Grupo se consolida mais ainda trazendo benefícios para seus clientes com sua maior capacidade de compra e negociação.

 

‘’O Grupo Marabá visa ter preços justos para os clientes com custos reduzidos sem deixar que essa redução de custo atrapalhe a qualidade do produto final para o cliente e sim trazendo para nossos clientes, mais qualidade e preço baixo, uma raridade  de se conseguir fazer, e em tempos de crise desemprego que observamos na economia do nosso país a população necessita de mais empresas assim de todos os segmentos’’. Diz Gustavo Carias (Sócio Diretor Financeiro)

 

Mais uma grande conquista para a família Marabá, onde Ondumar Júnior diz: ‘’Nunca desista dos seus sonhos e seus ideais, por mais que tentem te parar, te desmotivar ou tentem te perseguir, use isso como um degrau que te leva mais ao topo e mais perto de alcançar o que vc almeja’’.

 

O Grupo Marabá agradece á toda a população luiseduardense, amigos, colaboradores, famíliares, fornecedores, parceiros e clientes que nos incentivam, nos ajudam nos dão motivação para cada dia buscar ser melhor para atender as expectativas de todos.

 

Com a visão de atender melhor os clientes o Grupo Marabá compra o Supermercado Tabita que se torna parte do grupo com o estilo Marabá de ser, com preço baixo economia, qualidade e variedade para nossos clientes, no dia 6 de março de 2018.

 

Luís Eduardo Magalhães é uma cidade nova com apenas 18 anos de emancipação, mas tem o dobro dessa idade de história longa por traz disso, de mais de 30 anos de existência e de desbravamento dessa cidade, sendo uma delas pela família Ferreira fundadores da cidade, antigo Mimoso do Oeste, onde iniciaram o 1° supermercado da cidade, o Comercial Mimoso, desde 1986, e assim até a data de hoje existindo esse empreendimento que sempre teve uma boa fama do Melhor Pão da Cidade, e com isso toda história e admiração do Grupo Marabá por essa loja, adquirimos o Comercial Mimoso no dia 30 de abril de 2018, trazendo para ele o jeito Marabá de ser, e se tornando um marco na história do Grupo Marabá.

‘’É uma satisfação enorme, ter em nosso grupo hoje o Comercial Mimoso, pois aqui em frente, foi onde nosso pai Ondumar Marabá começou a história do Grupo Marabá, o Atacado Marabá, onde ralou e suou muito pra chegar até aqui, lembro que gostávamos muito de vir comprar o pão e fazer nossos lanches aqui.’’ Diz Junior Marabá.

 

‘’Sem dúvida hoje, é uma grande responsabilidade, ter em nosso grupo o primeiro supermercado da cidade, é emocionante e nos dá muito orgulho viver isso, pois Deus nos abençoou fazendo que conseguimos ultrapassar muitas barreiras e obstáculos para chegar até aqui.’’ Diz Jader Marabá

 

‘’Reconhecer a qualidade dos concorrentes e com isso buscar aprimorar nosso serviço foi sempre o que fizemos, buscamos muitas informações de fora, e de dentro da cidade para melhorar nossos serviços, e hoje temos em nosso grupo uma loja que sempre admiramos, é indescritível essa sensação!’’ Diz Hernanee Borges

 

O Grupo Marabá, percebendo o potencial e a necessidade de Barreiras ter seu 1° hipermercado, decidiu que iria ser seu próximo projeto, com todo o diferencial que o Grupo Marabá tem, e aprimorando cada vez mais sua forma de trabalhar, trazendo com muita dedicação e carinho para Barreiras e Região, o Marabá hipermercado, o 1° hipermercado não só de Barreiras, mas também Grupo Marabá, que inaugurou agora no dia 29/10/2018 e contou com presenças ilustres, e autoridades, civis, políticas e religiosas.

Levando para Barreiras e Região além de preços imbatíveis, muitas novidades e degustações de vários produtos, que preparamos para receber toda região.

O Marabá hipermercado, fica localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, sentido Salvador, em frente ao Hotel Bougainville.

Em entrevista com a revista Adoro de Barreiras:

1. Há quanto tempo o Grupo Marabá está no mercado?

O Grupo Marabá se iniciou em 2003, fundado por meu pai, Ondumar Ferreira Borges, iniciando as atividades como Atacadista, o pioneiro em Luís Eduardo Magalhães.

 

  1. Por que resolveram investir nesse segmento?

Ondumar percebia que os preços da região eram muito mais caro, comparado á Goiás que é nosso estado de origem, e em outras capitais também, percebendo isso, quis trazer essa economia e diferencial para a cidade, pois tinha o custo muito alto de vida e alimentação, com produtos de supermercado em geral, e não existia nenhum Atacado desse tipo de produtos na cidade.

 

  1. Quais as dificuldades do início do empreendimento?

Dificuldade de investimento, capital de giro, ficamos por muitos anos, passando por essa dificuldade, captando empréstimos por mais de 10 anos no segmento, pois além da dificuldade financeira inicial, levamos muito prejuízo com muita inadimplência que tivemos nessa trajetória.

 

  1. Quais serviços/produtos a empresa oferece?

O Grupo Marabá, oferece uma grande variedade de produtos, para encontrarem tudo que procuram em um só lugar, com qualidade e trazendo economia para os clientes, nosso foco é sempre ter produtos das melhores marcas em promoção, pra possibilitar todos nossos clientes de comprar melhores produtos para seu dia a dia, com isso garantimos a economia real, dando a tranquilidade que fazendo a compra do dia a dia, do mês, e enchendo carrinho, nossos clientes percebem que fica sempre mais barato e economizam muito mais, buscamos aprimorar cada dia mais o que fazemos, escutamos e conversamos sempre com nossos clientes, e com isso melhoramos a cada dia nosso trabalho.

 

  1. Por que resolveram abrir o hipermercado em Barreiras?

Sempre admiramos Barreiras, desde quando chegamos na Bahia. É nossa capital do oeste e tem uma grande população, sempre percebemos o quanto as cidades em volta também são presentes e participam do comércio daqui. Começamos a expandir as nossas lojas, com 8 lojas distribuídas em Luís Eduardo Magalhães, que tem a metade da população daqui, assim analisamos que Barreiras ainda não tinha um hipermercado completo, foi aí que tivemos a ideia de trazer o 1° Hipermercado de Barreiras, sendo também nosso 1° Hipermercado, trazendo um diferencial que existe nas capitais.

 

  1. Quais os diferenciais do hipermercado Marabá em Barreiras?

É onde o cliente encontra tudo que precisa com qualidade e economia, percebíamos que em Barreiras, os clientes tinham que ficar andando de uma loja pra outra, para fazer suas compras, e hoje trouxemos isso.

Trazemos preços baixos, com produtos sempre em promoções, desde a cesta básica, cereais, limpeza, cosméticos, padaria, lanchonete, grande variedade de sorvetes e picolés, variedade e qualidade em frutas legumes e verduras, um açougue muito completo e organizado, com novilhas confinadas padrão.

Outros produtos e diferenciais que temos, como ferramentas, eletro portáteis, flores e plantas, automotivos, produtos para festas, massas, enlatados, linha de alimentos importados e naturais, adega, utilidades e pet.

Celulares e informática com Dantas, cosméticos e perfumes com O Boticário, instalados em nosso hipermercado, sem contar que buscamos parceiros para montar, ao nosso lado, revenda de gás com a Nacional Gás e a JK Home Center com materiais de construção e acabamento.

Tudo isso com um estacionamento amplo no centro da cidade, onde dá mais conforto, tranquilidade e comodidade para nossos clientes fazerem suas compras, trazendo economia com mais qualidade, que é a tradição do Grupo Marabá, vendendo barato o ano inteiro, não ficando nenhum dia do ano sem promoções.

 

  1. Quantos colaboradores trabalham atualmente no grupo? E em Barreiras?

Nosso grupo tem hoje mais de 400 colaboradores diretos, chegando a mais de 600 indiretos. Sendo em barreiras, com 90 colaboradores diretos e em torno de 50 indiretos.

 

  1. Quais as perspectivas para os próximos anos?

Hoje temos tradição, e amor pela cidade que nos acolheu desde o início que tem sido Luís Eduardo Magalhães, onde temos 8 lojas, e aqui em Barreiras não tem sido diferente, o acolhimento e carinho te todos conosco tem sido perfeito, só temos a agradecer a todos e a Deus, mas Barreiras tem o dobro da população, cabe muitas lojas ainda nos bairros, chegando mais perto dos clientes, estamos chegando agora, ainda somos novos, com muita vontade, determinação e dedicação em crescer e sonhamos muito alto, sempre que atingimos uma meta, ou concluímos um grande projeto como foi o Hipermercado, já sentamos e conversamos entre os sócios e gerentes do grupo, pensando em qual seria o próximo projeto, mas para isso também temos o pé no chão, foi um grande investimento e temos que adequar as necessidades da população, cada cidade, cada bairro tem um perfil e uma forma de trabalhar, e sempre temos flexibilidade pra adequar nossas lojas para os clientes, são eles que mandam em nosso negócio.